quarta-feira, 27 de maio de 2009

Inspiração italiana

Tem uma cantina italiana perto de casa que eu adoro, a Gigio. Comi uma vez uma escarola recehada maravilhosa, fiquei surpresa porque não imaginava que era possível rechear verduras, a não se o charuto árabe com folha de uva ou repolho. Aí hoje tinha meio pé de escarola na geladeira olhando para mim... e resolvi inventar uma preparação inspirada naquela escarola.
A do Gigio é recheada por dento do pé, mantendo seu formato original. Como as maiores folhas da minha escarola já haviam sido consumidas, fiz diferente, e ficou maravilhoso! Eis o resultado.

Assado de Escarola

0,5 pé de escarola
0,5 berinjela
1 cenoura
1 tomate maduro
0,5 cebola
2 dentes de alho
Orégano
Sal
Azeite
Queijo parmesão ralado

Lavei as folhas da escarola e separei as maiores (umas 15), as menores eu piquei em tirinhas. Piquei em cubos medios a cebola, a berinjela e o tomate. Piquei em cubos pequenos a cenoura. Espremi os dentes de alho. Em uma panela dourei a cebola e o alho no azeite. Acrescentei a cenoura e deixei cozinhar um pouco. Adicionei a berinjela, o tomate e a escarola, coloquei o sal, mexi e tampei por uns 5 minutos. Terminei de cozinhar com a panela destampada até secar o líquido e acrescentei o orégano. Em uma travessa montei da seguinte maneira: untei o fundo com azeite e forrei com as folhas grandes da escarola; coloquei um pouco do recheio; cobri com as folhas e assim por diante. Deram 3 camadas de escarola e 2 de recheio. A camada de escarola de cima eu joguei com um fio de azeite e queijo pamesão ralado. Cobri com papel alumínio e levei ao forno médio/alto por uns 15 minutos. Tirei o papel alumínio e deixei mais uns 15 minutos.

Nenhum comentário: