terça-feira, 7 de outubro de 2008

Entre a colher de pau e o fuet

Estou em um dilema... Estou lendo o livro Não é sopa, da Nina Horta, e me deparei com um tipo de pensamento que realmente me identifico. Ela fala muito sobre o papel emocional e social da comida, o quanto encanamos com coisas que não têm o mínimo valor, a necessidade hoje em dia de ser original na cozinha... Receitas de bisavós, comidas que confortam, alimentos artesanais.
Ao mesmo tempo entrei hoje em blogs sobre gastronomia e fiquei embasbacada com a originalidade, decoração dos pratos, combinações inovadoras de ingredientes!
Percebi que compartilho das duas linhas.
Será que uma coisa exclui a outra? A tradicionalidade da culinária e a nova gastronomia são movimentos opostos?
Espero que não...

2 comentários:

Anônimo disse...

Fazer comida ou cozinhar é algo tão antigo quanto a vida inteligente, portanto mais do que influenciado pela cultura é a própria formação cultural. Não é possivel ninguem ignorar sua história e seu passado e nem ficar alheio as mudanças do dia dia, na cozinha que é uma manifestação cultiral não pode ser diferente, então entre o cibernético e o tradicional fique com os dois e bom apetite.

Anônimo disse...

Fazer comida ou cozinhar é algo tão antigo quanto a vida inteligente, portanto mais do que influenciado pela cultura é a própria formação cultural. Não é possivel ninguem ignorar sua história e seu passado e nem ficar alheio as mudanças do dia dia, na cozinha que é uma manifestação cultiral não pode ser diferente, então entre o cibernético e o tradicional fique com os dois e bom apetite.