terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sobre o pão.

Ontem eu resolvi fazer um pão. Estou enrolando há muito tempo... Eu adoro fazer pão, é meio que uma mágica, acho lindo. Sem contar o cheiro que fica na casa... Pão caseiro é bem mais gostoso, nem se compara!
Teve uma fase que eu fazia toda semana, testava várias receitas diferentes, inventava. Acho que vou voltar a fazer sempre. Só que eu só faço pão integral. Tento adaptar as receitas para a proporção de 2 partes de farinha integral para 1 parte de farinha refinada, sempre. Às vezes dá certo, às vezes não... mas aí vou modificando aqui e ali, e uma hora fica bom.
Eu procuro sempre optar pelos integrais, o menos refinado possível. Açúcar, arroz, macarrão, farinha, biscoitos, etc. Além de ser melhor para a saúde, acho bem mais saboroso.
Esse pão que fiz ontém é uma modificação da receita de Pão Integral com Alecrim do Panelinha. Ao invés de alecrim, coloquei semente de linhaça e aumentei a proporção de farinha integral. Ficou assim:

Pão Integral com Linhaça

2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo refinada
10 g de fermento seco para pão
1 xícara de água morna
3 colheres de sopa de azeite de oliva
3 colheres de sopa de semente de linhaça
óleo para untar
sal a gosto

Numa tigela grande, misture bem a farinha integral, 2/3 de xícara de farinha refinada e o fermento. Reserve o restante da farinha refinada para enfarinhar a bancada. Faça um buraco no centro, acrescente a água morna, o azeite e o sal. Trabalhe a massa do centro para fora, incorporando os ingredientes até formar uma bola. Sob uma superfície enfarinhada, sove a massa por 10 minutos até ficar lisa e elástica. Faça uma bola com a massa. Unte o fundo de uma tigela grande com azeite. Coloque a massa e pincele-a com um pouco de azeite. Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho. Transfira a massa crescida para uma superfície enfarinhada e aplaine com os dedos. Salpique com as sementes de linhaça. Dobre a massa e sove-a até que as sementes estejam uniformemente distribuídas. Modele o pão em formato ovalado. Unte uma assadeira grande com óleo. Transfira a massa para a assadeira e faça um corte superficial no sentido do comprimento do pão. Pincele com azeite de oliva, cubra e deixe crescer por 30 minutos. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos ou até que esteja dourado. Para verificar se está assado, bata na parte de baixo do pão (como se estivesse batendo numa porta) e observe se produz um som oco. Caso contrário, deixe assar mais um pouquinho. Quando pronto, coloque o pão sobre uma grade e deixe esfriar.

Um comentário:

André Maciel disse...

Olá Meu Amor !

Bom, acho que esse deve ser o primeiro de muitos comentários que terás no blog, nem acredito... que privilégio! Além é claro, se for parar para pensar, o privilégio é dobrado, pois além do comentário que faço agora, sou também o degustador teste ( profissão de sorte nesse caso ) das comidas, melhor, melhorando minha citação, das maravilhas que aflora das mãos dessa mulher.
Pensando bem... acho que é privilégio triplicado, pois além de comentar e degustar, sou a pessoa escolhida por ela para ser amado, ou seja, TENHO MUITA SORTE MESMO !
Amor, sou o visitante número um do seu blog, adoro tudo que você faz, você cozinha muito bem, não é por que você é minha namorada, acredite, você tem o dom de cativar o paladar das pessoas.
Aproveito esse momento, pois falta pouco para encerrar o expediente, logo irei embora, e só de pensar que quando chegar em casa, não terei você, fico muito triste, pois à essa hora você já deve estar em Assis. Fico esperando loucamente seu retorno, enquanto isso continuarei preparando meu macarrãozinho! rsrsrssr

Beijo e te amo muito !