quarta-feira, 1 de abril de 2009

voltando...

Já tinha desistido deste blog, mas resolvi dar mais uma chance a ele e mudar um pouco o rumo das coisas!
Como o próprio nome diz ("Marmita Veggie") eu sou "marmiteira", ou seja levo minha marmitinha para comer no trabalho. Eu e meu namorado, o André, mas quem cozinha sou eu.
O André era vegetariano, mas resolveu deixar de ser. No entanto, continua comendo minha comida sem problemas. Ainda bem, porque eu acho que não gostaria de cozinhar carne! Muito menos comprar, o que estimularia todo o sistema de exploração animal do qual eu discordo completamente!
Quando pensei neste blog a intenção era mostrar como é possível comer comidas gostosas, saudáveis, vegetarianas e .... requentadas no microondas!
Não posso (e nem concordo com isso) pagar R$30,00/kg em um restaurante self-service todos os dias para comer bem. Também não consigo comer prato feito todos os dias. O Bandejão da USP não desce mais, só em extrema urgência... depois de 7 anos nessa vida chega uma hora que cansa. Então, optei por fazer em casa e levar.
Então acho que vai ser interessante se eu postar o que levo na marmita a cada dia.
A de hoje foi assim:
- Arroz integral com cenoura, milho verde e ervilha;
- Grão de bico refogado com tomate, cebola, alho, azeitona e orégano;
- Torta integral de escarola, berinjela, pimentão vermelho, champignon, alho e cebola.

Arroz integral com cenoura, milho verde e ervilha

Sem quantidades...

Refoguei cebola na manteiga, depois coloquei a cenoura e o milho verde (previamente cozido). Deixei dar uma douradinha e acrescentei o arroz, sal e água fervente (4 vezes a quantidade de arroz). Deixei cozinhar com a panela semi-tampada até secar.

Grão de bico refogado com tomate, cebola, alho, azeitona e orégano

1,5 xícara de grão de bico cozido
1/4 de cebola
1 dente de alho
1 tomate
Azeitona verde picada a gosto
Orégano a gosto
Sal a gosto
Azeite

Refoguei a cebola e o alho no azeite até dourar. Coloquei o grão de bico e mexi. Acrescentei o tomate picadinho, as azeitonas e o sal e deixei cozinhando por uns 2 minutos. Joguei o orégano, mexi, desliguei o fogo e tampei a panela.

Torta integral de escarola, berinjela, pimentão vermelho, champignon, alho e cebola

Massa:
2 ovos
1,5 xícara de leite
1/4 xícara de óleo
0,5 xícara de farinha refinada
1 xícara de farinha integral
1 colher de sopa de fermento em pó
sal a gosto

Recheio:
0,5 pé de escarola
0,5 berinjela
0,5 pimentão vermelho
0,5 cebola
1 dente de alho
10 champignons
Azeite
Vinagre balsâmico
Sal a gosto

Recheio: Coloquei em uma assadeira a cebola, berinjela e pimentão picados. Temperei com sal, vinagre balsâmico e azeite e levei ao forno médio alto. Mexi a mistura algumas vezes até ficar tudo bem sequinho e assado. Refoguei a escarola em tiras no alho e azeite e acrescentei sal. Desliguei o fogo. Juntei a berinjela à panela. Piquei os champignons em 4 partes e juntei à mistura de escarola e berinjela.
Massa: Bati tudo no liquidificador e coloquei em uma assadeira untada e enfarinhada.
Espalhei o recheio por cima da massa e levai ao forno médio até assar.

Um comentário:

André Maciel disse...

Mas por que desistir do blog?
Você não considerou as inumeras visitas do acompanhante n°1 desse blog...
Quero dizer que de fato você nasceu para isso, para passar suas emoções através do paladar, e a cada preparo sempre é uma nova sensação. Adoro sua comida.

Te amo muito meu amor !
Beijo